4 dicas para ter um sono mais tranquilo

Nada melhor do que ter um sono tranquilo e reparador depois de um dia extenuante de trabalho. Na verdade, devemos dormir bem todos os dias, o que — inclusive — vale para os finais de semana. No mínimo, devemos ter oito horas de sono por dia. Lembre-se de que o sono da noite é insubstituível! Afinal, o ser humano não é um animal noturno, como as corujas e os morcegos. Em locais barulhentos, o sono pode ser muito prejudicado e a pessoa pode passar a noite acordada, sem “pregar o olho”.

O pior é que uma falta de sono temporária pode se transformar em uma insônia, um problema permanente. Isso acontece quando a causa que prejudicou o sono é recorrente. Neste post, damos 4 dicas de como ter um sono mais tranquilo. Confira e coloque tudo em prática quanto antes!

1. Durma no escuro

Em geral, a luminosidade atrapalha o sono. Por isso, o ideal é dormir de luz apagada e evitar que a iluminação de outros ambientes penetre em seu quarto. Se tiver televisão ligada no cômodo, desligue antes de dormir. Ela também produz luminosidade que pode interferir em seu sono.

Até luzes de LED, que são aparentemente inofensivas, podem atrapalhar a produção da melatonina — hormônio que é secretado pela glândula pineal (que alguns chamam de “terceiro olho”). Ela é produzida na ausência da luz e faz com que tenhamos sono pela noite e mais disposição durante o dia. Se você é daqueles que têm medo do “monstro” no escuro ou realmente não gosta da escuridão total, pode deixar o quarto na penumbra ou com alguma lanterninha, ou abajur de LED aceso.

2. Procure dormir mais cedo

Para aproveitar um sono mais tranquilo, procure dormir mais cedo. Pessoas que ficam até tarde trabalhando, lendo ou assistindo à TV terminam por desenvolver a insônia e sentem mais dificuldades de dormir bem. Por exemplo, quando se deitam mais cedo, ficam rolando na cama e não conciliam o sono, necessitando, muitas vezes, tomar alguma medicação que induza ao sono, o que não é nada saudável.

Cultive o hábito de dormir e levantar cedo e verá o quanto é melhor para sua saúde. Os moradores do campo sempre tiveram o hábito saudável de dormir e levantar cedo, o que garante mais disposição ao longo do dia.

3. Tome um banho antes de dormir

O banho também ajuda a dormir melhor. Nos dias quentes, um banho frio pode ser relaxante. Da mesma forma, em épocas frias, um banho morno ou quente lhe deixará mais preparado para uma noite de sono tranquila.

Durante um banho quente, a temperatura corporal tende a aumentar. Consequentemente, depois do banho, ela terá que cair gradualmente. A queda na temperatura corporal é um indicativo natural de que chegou a hora de dormir.

4. Instale um sistema antirruído

Caso o local em que você more seja muito barulhento, dificilmente será possível ter um sono mais tranquilo, a não ser que você faça uso de algumas estratégias. Os ruídos podem ser externos ou internos. No primeiro caso, temos, por exemplo, o barulho proveniente de um trânsito ativo mesmo à noite e/ou pela madrugada.

É comum que algumas ruas sejam percorridas frequentemente por motos e carros no horário noturno. Os ruídos externos podem vir ainda de alguma casa de show, restaurantes, bares e boates, de pessoas que conversam até altas horas na rua, de gatos no telhado e assim por diante.

Os ruídos internos podem vir de televisão ligada em volume muito alto, de conversas e assim por diante. Isso acontece quando os moradores de uma residência não dormem todos no mesmo horário. Contar com portas e janelas bem vedadas, providas de vidros mais espessos e estrategicamente colocadas no imóvel podem contribuir bastante para reduzir ou eliminar esses e outros ruídos. Trata-se do isolamento acústico.

Não deixe de ter um sono mais tranquilo! Ele é fundamental para a manutenção de sua saúde e para garantir que você será mais produtivo em suas atividades de rotina.

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Postado em 02/08/19

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