Especialmente nas grandes cidades do Brasil e em muitas do mundo, existem diferentes problemas associados à poluição: seja a visual, ambiental, sonora entre outras.
Esse último tipo caracteriza-se pela presença de excessivos ruídos com volumes altos demais. Esses ruídos provêm de fontes diversas, como veículos automotivos (automóveis, motos, caminhões), máquinas industriais, atividades realizadas em canteiros de obras, áreas de lazer.
Às vezes, o barulho vem até de residências particulares, cujos moradores ligam o aparelho de som em volume acima do recomendável e permitido.
Neste artigo, trataremos desse assunto, mostrando como a poluição sonora é prejudicial para a audição!
A OMS (organização Mundial de Saúde) avalia que o volume máximo de som deve ficar em 50 decibéis, que é uma unidade de medida do som (homenagem a Alexander Graham Bell).
A partir de 50 db, o som começa a ser prejudicial à audição, podendo causar efeitos negativos. Alguns podem ser observados imediatamente. Outros levam anos para se manifestarem.
A poluição sonora é prejudicial à audição, podendo gerar problemas como:
Para evitar as consequências indesejáveis dos ruídos, a pessoa pode adotar algumas ações simples, mas eficazes, sempre que possível.
Por exemplo, ela deve evitar ambientes em que haja muito barulho. Quando for ouvir música, deve escutá-la em volume tolerável, de baixo para médio. Se for escutar músicas em um aparelho de MP3 ou no celular, deve priorizar o volume baixo;
Se ela trabalha em local onde os ruídos são excessivos e altos, deverá usar um protetor auricular, que é um EPI (equipamento de proteção individual).
Outras medidas saudáveis são: evitar lugares em que haja muitas pessoas conversando; não gritar em ambientes fechados; manter-se distante das caixas acústicas nos shows, principalmente os de rock; fechar as janelas do carro se o trânsito estiver muito ruidoso. Implemente o isolamento acústico em sua casa e no ambiente de trabalho.
Confira abaixo alguns eventos e os níveis de ruídos que provocam em decibéis para compreender melhor como a poluição sonora é prejudicial:
Dia a dia, os jovens estão perdendo a audição por conta do uso inadequado (volumes muito altos) de fones de ouvido. Inclusive, em alguns casos, a situação é irreversível.
Mas, você sabia que um trovão pode causar surdez temporária ou mesmo permanente?
O aparelho usado para mensurar os níveis de ruído em um determinado ambiente é chamado de decibelímetro. Conta-se que as muralhas de Jericó caíram por conta do ruído de centenas de buzinas. Nesse caso, a poluição sonora causou a destruição de toda uma cidade: consequência verdadeiramente trágica para a população!
Alguns músicos (principalmente de Rock) perderam parcialmente a audição devido à exposição constante aos ruídos ao longo de sua carreira, como Ozzy Osbourne, Pete Townshend, Neil Young e Eric Clapton.
A poluição sonora é prejudicial. Todo cuidado a tomar com nossos ouvidos é válido, já que a audição é muito importante para desenvolver nossas atividades e mantermos uma comunicação equilibrada.
Conheça mais sobre a Frames Acústica, empresa especializada em isolamento acústico! Visite e curta sua página no Facebook!
Postado em 02/08/19