O que é forro acústico?

A poluição sonora é cada vez mais frequente no mundo atual. A grande quantidade de ruídos nos centros urbanos impacta a vida das pessoas de maneira contínua e gera efeitos prejudiciais à saúde. Então, é preciso buscar formas de lidar com a situação.

Nesse sentido, o forro acústico é um dos elementos principais. Feito de modo especial, ele garante resultados adequados para controlar esse problema. Então, é fundamental conhecê-lo para entender melhor como o mesmo funciona.

A seguir, entenda o que é o forro acústico e conheça quais são as suas principais características.

Afinal, o que é o forro acústico?

O isolamento acústico de um ambiente só é conseguido com o uso de materiais específicos. Eles servem para garantir que um determinado espaço fique isolado de certos ruídos, de modo a conquistar a proteção.

Há diferentes tipos de forros, que são instalados de acordo com a necessidade de cada projeto. Em geral, é comum que o material seja aplicado no teto ou sob a laje, o que permite impedir a “reflexão” das ondas sonoras.

De que é composto o forro acústico?

O forro é criado por materiais diversos, com várias características. Ele pode ser feito com materiais monolíticos, rígidos, semirrígidos, porosos ou contínuos.

Também aparecem outras especificações, como tamanho, espessura e cor. Como são uma espécie de revestimento, ajudam a compor o visual de um ambiente, ao mesmo tempo em que oferecem funções específicas.

Para que serve esse forro?

O principal objetivo do forro acústico é garantir o isolamento de ruídos. Ele é capaz de absorver as ondas sonoras, sem propagá-las. Como resultado, dá para evitar a poluição sonora que vem do lado de fora do lar.

Também é um jeito de prevenir a propagação de barulhos entre cômodos e do interior para o exterior. Um quarto forrado acusticamente, por exemplo, não permite a emissão de sons para outros espaços. Ao final, isso gera muito mais privacidade e conforto.

O uso desse material, portanto, ajuda a ampliar o bem-estar dos moradores em todos os sentidos. Ele também pode ser aplicado em áreas comerciais, como em escritórios ou estúdios especiais.

Como ele é aplicado?

Cada projeto tem uma necessidade específica. Tudo depende do tamanho do imóvel ou do cômodo, bem como das exigências sobre a proteção contra barulhos. O tipo de construção, como se as paredes são de tijolo ou de drywall, também influencia no planejamento. Assim, é essencial contar com profissionais especializados.

A atuação de uma empresa específica do ramo ajuda a garantir que tudo saia exatamente como o esperado. Com o auxílio de especialistas, é possível dimensionar e selecionar quais são as alternativas ideais. Desse jeito, é viável obter a eficiência e a durabilidade da solução.

A contratação tem que ser criteriosa para que o empreendimento tenha experiência no mercado e bastante capacitação.

forro acústico é um revestimento especial, responsável por isolar um cômodo ou um imóvel de barulhos. Com a aplicação correta, é possível garantir muito mais conforto e privacidade.

Se você tem interesse em obter um forro acústico não deixe de curtir  a nossa página no Facebook para receber mais informações sobre o assunto!

Postado em 02/08/19

Chat pelo WhatsApp
Enviar