Porta acústica final

Você precisa de uma porta acústica?

Nesse texto você vai entender como uma porta acústica funciona e como ela pode trazer sossego e tranquilidade para você e sua família.

Em alguns países existe a tradição de entrar em casa com o pé direito no portal da porta. Em outro lugares coloca-se uma vassoura atrás da porta para que visitas indesejadas não aparecem. Ainda em outras culturas é comuns que portas sejam pintadas de cores fortes e  extravagantes, como acontece  na Irlanda.

Temos várias outras tradições pelo mundo que estão relacionadas a portas. Mas de uma coisa é certa, em todas as culturas as portas são uma barreira protetora para as pessoas e suas famílias.

O que as portas representam?

Pensando nas portas de maneira sociológica também representam o limite entre as nossas vidas pessoais, da nossa intimidade e do nosso lado profissional, como nos mostramos com indivíduos para a sociedade.

É sabido que as  portas também podem ser o elo mais forte ou fraco das nossas casas quando falamos de proteção sonora. Muitas vezes, pensamos em toda a acústica de um ambiente e, infelizmente, esquecemos das nossas portas. No entanto, uma porta acústica pode representar uma grande diferença na insonorização de ambientes domésticos, mas também nos empresariais e escolares.

Antes de pensar nas paredes, pisos e tetos uma porta acústica é o primeiro ponto necessário a se pensar. Pois, é comprovado que são pelas portas que ocorrem uma grande quantidade de escape dos sons, ruídos ou barulhos.

Alguns problemas que se pode enfrentar ao escolher produtos de qualidade duvidosa

Se você puder opte por NÃO comprar portas muito baratas. Portas assim são feitas de materiais muito finos e que muitas vezes tem seu núcleo oco, elas são suportadas apenas por tiras finas de madeira.

Tudo isso afeta a acústica, o som consegue passar quase que livremente por portas como as descritas.

Outro ponto importante, são as portas mal ajustadas. Muitas vezes nós até compramos produtos de boa qualidade mas, a instalação realizada por um profissional não qualificado deixou a desejar.

O principal motivo pelo qual portas vazam o som é que elas não estão perfeitamente encaixadas nos seus batentes e, isso acaba permitindo que o som vaze com a fluidez da água.

As portas que são mal ajustadas terão imensas aberturas ao redor de sua estrutura, e isso permite que que os sons vaze livremente para dentro ou fora do ambiente que você um dia pretendeu isolar acusticamente.

Outro problema recorrente é que muitas vezes a lacuna inferior da sua porta, aquela  área entre a porta e o piso, pode ser grande demais, algumas vezes até mais que 10 milímetros e, por onde passa ar o som também passa.

A solução para esses problemas é pensar numa boa porta acústica, e que tem poder de isolamento acústico realmente eficaz.

Como ter um bom isolamento acústico na sua casa?

Nós fizemos uma pequena lista com algumas dicas para ter um bom isolamento acústico dentro de casas e apartamentos.

  • Vedação dos cômodos: se passou  ar, o som também consegue passar. Por isso, é recomendado investir na vedação dos aposentos do seu lar, usando principalmente a porta acústica e a  janela acústica.
  • Trocar de porta: vemos muitos casos parecidos em apartamentos. Geralmente, nos apartamentos, as portas que são entregues pelas construtoras são de qualidade muito ruim a péssima. Essas portas não são de madeira maciça, algumas vezes nem mesmo de folhas grossas de madeira.

Elas conseguem afetar dois grande pontos da nossa vida tanto a questão da acústica quanto na questão da segurança do lar. Portanto, considera-se um investimento muito válido a troca de no mínimo a porta da entrada por uma boa porta acústica para o seu apartamento,isso aumenta não só o conforto acústico mas também a segurança de toda a sua família.

  • Use revestimentos: com o intuito de diminuir ecos, e proteger a casa acusticamente, além de melhorar o conforto acústico, é indicado, pela maioria dos profissionais que trabalham com acústica de ambiente, revestir paredes novas com gesso ou dry walls.

 Esses materiais podem ter uma camada intermediária de lã de vidro ou lã de rocha, que são materiais que conseguem absorver  as ondas sonoras. Isso vai ser muito útil para que sons e ruídos não saiam ou entrem em um determinado cômodo.

  • Substituir as janelas: no momento em que uma porta acústica já foi instalada na sua casa o próximo passo é pensar no isolamento das janelas. As janelas acústicas são feitas com camadas e vidros que não deixam os barulhos passarem. Elas dão aquelas sensação de paz, pois não se ouve mais nada da rua após a instalação das janelas e portas acústicas junto com as outras sugestões.

Considerações técnicas para isolar acusticamente um ambiente

Em alguns momentos das nossas vidas podemos aplicar muito bem o conceito de DIY – que significa faça você mesmo, isso é muito legal e uma forma de toda a família se integrar e interagir.

Mas existem alguns momentos que a melhor opção é chamar um profissional que tenha estudado e entenda bastante sobre o que está fazendo.

Quando falamos de insonorização dos ambiente a melhor opção é chamar alguém que tenha um bom e respeitado portfólio de trabalhos para apresentar.

No ambiente que foi projetado para atingir um determinado desempenho acústico deve-se prestar atenção a cada pequeno detalhe. Qualquer lacuna de ar deve ser eliminada. Além disso, todos os componentes de uma janela e porta acústica devem se encaixar com perfeição.

Por onde passa ar o som também transpassa. Qualquer mínimo vazamento de ar pode reduzir a eficácia, mesmo nas aberturas que não são visíveis pode acontecer vazamentos.

 Fica constatado que a melhor maneira de ter um ambiente acusticamente protegido do barulho externo é ter conjuntos de portas e janelas acústica bem fabricadas e pensadas para cada ambiente.

Vivemos a era arquitetônica do conceito aberto

Os arquitetos estão cada dia mais integrando todas as áreas de casas e apartamentos. Essa nova disposição do layout dos cômodos de uma casa vem ganhando cada dia mais adeptos. Com ele é possível ter maior mobilidade e maior número de funcionalidades dentro do ambiente doméstico.

O conceito aberto surgiu lá pela década de 90 na cidade de Nova York. Por lá antigos galpões industriais foram transformados em lindas casas, cheias de fluidez entre um ambiente e outro.

O que ninguém pensou foi que é mais difícil ter silêncio em ambientes que tem conceito aberto. Talvez isso consiga justificar a alta demanda de arquitetos e proprietários dos imóveis por portas que sejam resistentes ao som. Uma porta acústica gera uma considerável diferença nas áreas privativas de uma casa.

Uma porta acústica é projetada para impedir que uma quantidade específica de som atravesse para o outro lado. Elas sempre foram muito comuns em fábricas e estúdios de música e outro locais muito barulhentos por muitas e muitas décadas.

De alguns anos para cá, com cada vez mais pessoas vivendo nas grandes cidades e convivendo com a poluição sonora existente a porta acústica tem seu uso  muito mais popularizado em edifícios, escritórios, hotéis e escolas também.

Como uma porta acústica funciona?

Precisamos entender a acústica do cômodo ou ambiente onde será instalada a porta acústica. Entender como a porta acústica funciona é bem mais fácil quando sabemos quais os princípios acústicos estão envolvidos.

As ondas sonoras viajam livremente pelo ar, elas são impedidas ou diminuídas quando encontram algum tipo de barreira no seu caminho.

Sabemos que para ter um melhor controle acústico de ambientes existem diferentes métodos junto com diversos materiais que são à prova de som.

Podemos citar alguns materiais que amortecem e absorver as ondas sonoras como as mantas e painéis de azulejo acústico, paredes grossas também desempenham bem essa função. Além de vários outros materiais e técnicas que abafam e diminuem o som.

O que a porta acústica geralmente consegue barrar?

  • A fala normal (pessoas conversando)
  • Discurso alto
  • Fala em voz alta
  • Sons de instrumentos musicais
  • pessoas cantando
  • cachorros latindo

Em muitos casos a porta acústica ou porta à prova de som é o único ponto físico  de contato e comunicação entre dois espaços de uma casa.

Muitas vezes uma casa até pode ter um bom isolamento acústico em suas paredes e teto, no entanto, se as portas não forem adequadas ou forem mal instaladas acontece a transferência indesejada de som, isso reduz a qualidade e conforto dos moradores. Além de tornar a vida insuportável de algumas pessoas insuportáveis. Por esse motivo as portas acústicas conseguem melhorar tanto o isolamento de um cômodo para outro aumentando o nível de insonorização dentro dos cômodos.

Para quem é indicado o uso da porta acústica?

A resposta inicial para essa pergunta é: A porta acústica é indicado para todo mundo e vamos ver os motivos.

Para uma longo, boa  e energizante noite de sono precisamos de silêncio. Ter um quarto insonorizado é tão bom quanto todos os outros componentes que escolhemos para estar perto da gente nesse momento de relaxamento e conforto. Para algumas pessoas que vivem com suas famílias não é todo mundo que consegue seguir uma mesma rotina, principalmente quando falamos de horários de sono.

Por isso, algumas vezes pode ter uma pessoa assistindo tv e outra tentando dormir, se uma porta não atender aos requisitos acústicos necessários o som passará facilmente por ela através dos espaços adjacentes, aqueles espaços por onde o ar passar. No momento que for instalado uma porta acústica o barulho será contido e controlado.

Também podemos considerar bastante comum que famílias que residem em apartamentos, geralmente, têm algum problema com os barulhos externos, produzidos por seus vizinhos, ou então recebam, constantemente, reclamações de vizinhos e do síndico reclamando bastante do barulho produzido.

Uma porta acústica tanto interna quanto externa são uma solução ideal e para estúdios de gravação de música, hoteis, salas de música, salas de reunião, salas de conferência e qualquer espaço que seja necessário ser a prova de sons.

Como escolher uma porta acústica?

Vamos passar uma visão geral das opções de porta acústica, desde as usadas em prédios industriais, passando pelos comerciais até chegarmos aos residenciais.

Um guia geral serve para dar um norte as buscas das pessoas que estão interessadas em ter em alguns dos locais que frequenta as portas acústicas. O que falaremos te ajudará a considerar algumas opções na sua escolha.

Tamanho e utilização

As perguntas iniciais são pergunta é que tipo e tamanho de porta você precisa? Elas são de giro ou deslizam? O que vai se encaixar melhor no seu ambiente?

Resistência e durabilidade

Outras perguntas também devem ser levantadas como qual o nível de resistência do som que você precisa e suas portas e qual o nível elas podem fornecer?

Além de ser uma porta acústica ela precisa funcionar como porta corta fogo ou resistente ao fogo? Para isso é preciso entender quais são os materiais usados e qual o nível de resistência de cada um deles.

Saber que os materiais isolantes acústicos são testados e atestados pelos órgãos competentes ao controle de qualidade é muito importante para o conforto e segurança da família.

Acabamento

Qual o acabamento que combina melhor com o estilo de design de interiores que você escolheu para a sua casa? Acabamentos e cores,  para a sua porta acústica, são totalmente possíveis e customizáveis, podendo atender necessidades específicas.

Conheça a Frames Janelas Acústicas

Quando estamos aprendendo uma coisa nova ou conhecendo novos produtos sempre gostamos de ouvir as pessoas que, realmente, entendem do assunto. Nossos especialistas podem fornecer durante um bate papo, sem compromissos, conselhos práticos baseados em anos de experiência de mercado bem sucedidas.

Para saber mais sobre porta acústica e nossos outros produtos de isolamento acústico entre em contato com a gente. Você também pode visitar  o nosso showroom, estamos na  Avenida dos Imarés, 854 – Moema São Paulo – SP.

 Estamos ansiosos para ajudá-lo.

Postado em 09/08/19

Chat pelo WhatsApp
Enviar