Porta de giro

Porta de giro: o modelo mais escolhido de porta

Você já parou para pensar que ao longo da nossa história crescemos cercados com contos sobre as magia das portas e portais? Você sabia que essa crença duraram milhares de anos?

O modelo mais comum: o que é uma porta de giro?

Uma porta de giro pode ser identificada como portar de abrir. A princípio pode parecer um tanto estranho falar isso, afinal, todas as portas abrem. No entanto, acabamos falando assim pois é o modelo de porta mais comum e usado por nós.

Uma das características da porta de giro é sua dobradiça vertical no canto. A porta de giro é um dos modelos mais econômicos presentes no mercado da construção civil e, também apresenta alta funcionalidade.

Mas é sempre bom lembrar que uma porta de giro precisa de espaço para ser aberta. Junto com isso, a porta de giro deve sempre ficar encostada em uma parede enquanto estiver aberta, para não ficar no meio do caminho e atrapalhar a circulação.

Você já sabe a sua necessidade?

Se você está a procura de uma porta para a sua casa e precisa de um modelo que entrega boa ventilação e segurança ao mesmo tempo uma boa pedida é a porta de giro. Elas são feitas sob medida e podem facilmente se adequar às suas mais presentes necessidades.

As nossas portas são cheias de histórias e magia

Uma porta de giro, pode muito bem em nossas histórias e contos, ser transformada em portais que levam a lugares secretos e desconhecidos. Ou para algumas culturas elas dão acesso à vida após a morte, como apontam os registros mais antigos que temos. Eles indicam que o uso da porta era transformado em versões pintadas em túmulos egípcios.

Existe muitas pessoas que são completamente fascinadas por uma porta de giro. Passado pela sua arquitetura algumas vezes um tanto quanto intrigante, chegando na mais pura exuberância decorativa, que pode ser encontrada em muitos lugares ao redor de todo o globo.

Conhecemos portas altamente ornamentadas como as de uma catedral italiana até as elaboradas mas esculturas em uma porta de madeira originária de culturas africanas. Existem alguns exemplos tremendamente espetaculares que podemos encontrar por onde  quer que passemos.

Quais são as portas de giro mais famosas do mundo?

Uma porta de giro é um importante elemento de proteção para as nossas casas, elas evitam a fuga de calor e ar, melhoram a aparência estética de uma residência e nos protegem contra intrusos. Mas portas também são importantes em escala global. Uma porta de giro pode ser um grande símbolo de fé e ou política, elas nos contam histórias por gerações e são grandes ícones da cultura.

Sabemos que a porta de giro têm valores simbólicos e não só se apresenta puramente como uma coisa notável esteticamente. Muitas das vezes, a porta de giro considerada mais icônica do nosso mundo são extremamente famosas tanto por sua representação,  alguns simbólicos, alguns históricos, quando por sua aparência (cor, forma, estilo), e em alguns momentos por todos os três itens.

Fizemos uma pequena lista das portas mais famosas, tanto do mundo ficcional, quanto do mundo real. Conheça as portas mais renomadas e entenda o seu significado para a sociedade:

  • 221B Baker Street

Famoso endereço da obra ficcional escrita por Arthur Conan Doyle. 221B Baker Street é o endereço de Sherlock Homes, o  imortal detetive que acompanhamos suas histórias desde pequenos.

Quando as histórias foram escritas, o local não existia, simplesmente porque os número dessa rua só iam até o 85. Só no ano de 1930 a rua foi ampliada e a casa do detetive mais famoso do mundo passou a existir. Hoje, o endereço abriga um museu na honra e memória de Sherlock Homes.

A porta de giro da casa do detetive é fina e preta, com aldravas prateadas e uma abertura para correspondência. Acima da porta existe um painel de vidro de meio círculo. Todos os dias um guarda do exército real fica do lado de fora vigiando e cuidando da porta.

  • The Doors

Parece brincadeira mas não é. Afinal de contas, não é todos os dias que uma banca se consagra como icônica carregando esse nome.

The Doors era uma banda de rock no período de 1965 até 1973, e tem grandes fãs e ouvintes até hoje. O melhor período da banda foi com os trabalhos realizados pelo vocalista Jim Morrison, que faleceu em 1971.

A banda conta com inúmeros sucessos, e até hoje uma legião de fãs. No anos de 1993 eles entraram para o  Hall da Fama do Rock and Roll.

Nós não conseguimos falar de porta sem mencionar em nossa lista The Doors como uma das mais conhecidas e icônicas portas do mundo.

  • 10 Downing Street Entrance

0 10 Downing Street Entrance, muitas vezes conhecida como “o número 10”, fica localizado na cidade de de Westminster do Reino Unido. Esse endereço comporta  a sede e residência de todos os primeiro-ministros da Grã-Bretanha ao longo da sua história.

Antes de se transformar no que é hoje, o número 10 foi composto por três casa – uma mansão, uma casa e uma casa de campo – que foram construídas entre os anos de 1682 e 1648.

Mas um político só foi residir no local por quase 100 anos, quando em 1720 hospedou  o conde Bothmer e sua família.

A porta de giro desse endereço é famosa por ser a entrada para o ramo executivo da Inglaterra. Desde a sua construção original os edifícios passaram por muitas reformas  ao longo de vários anos, a última grande reforma que sabemos aconteceu em 1960. No entanto, a porta de giro permaneceu consistente em sua aparência.

Todos nós já vimos nos noticiários, filmes ou alguma série a porta preta sólida, com aldravas pretas, uma ranhura para correspondência dourada e um grande “10” branco no centro.

  • Friends

Friends é um sitcom americano muito premiado que marcou uma geração. Ele esteve na televisão durante 10 anos, de 1994 até 2004 e teve mais de 200 episódios.  As reprises acontecem até hoje e praticamente todo mundo conhece a música de abertura da série.

A porta de giro do principal cenário, a casa da Mônica, é nada mais nada menos que roxa com um detalhe amarelo, mais atenção que isso nenhuma porta pode chamar.

Muita gente também pintou as portas da suas casas dessa cor, os mais comedidos usam somente moldura de quadro amarela na altura dos olhos.

Vocês está pensando em construír ou reformar? Entenda a importância de uma boa porta de giro

Quando vamos renovar o exterior das nossas casas, a porta da frente algumas vezes pode não ser a principal prioridade, com tantas outras peças – paisagismo, passarelas, coberturas – para se pensar.

 No entanto, as entradas para serem belas e  exuberantes cobram a necessidade de um elemento de design de destaque, para  que os seus visitantes possam  apreciar, mesmo que eles não entrem na casa.

Para a porta de giro de entrada você pode brincar com diversos elementos visuais. Considere usar  cor da tinta forte, ou  detalhes arquitetônicos imponentes e paisagismo exuberante.

Afinal, não importa qual seja seu estilo, que pode passar da belíssima porta de giro ornamentada do lar de estilo georgiano coberto pela hera até um design de mais rústico e convidativo que contrasta com uma fachada de estuque. As ideias para a porta de giro da frente são muitas e encontrar boas ideias podem te ajudar a arrumar a sua entrada, pois no fim das contas as primeiras  impressões são importantes.

O que determina o estilo da porta de giro principal da casa?

A porta de giro da frente é a que leva você, sua família e amigos para dentro da casa. Ela pode ser mais acolhedora, intimidadores, ousada, mansa ou charmosa, e está muito relacionada com o estilo dos donos do imóvel. A porta de giro contribui muito para as primeiras impressões que uma casa pode passar para os seus visitantes.

Muitas vezes pode já vir da estrutura da casa, mas detalhes de cor, textura, plantas e folhagens, maçanetas e aldravas, estilo, acabamentos e tamanho fazem parte do efeito visual causado por uma porta de giro.

Pensar na entrada da sua casa desse jeito pode ser inusual, todavia você verá que faz toda a diferença.

O fato é que a grande maioria das pessoas esquece de pensar na porta de giro frontal até ter que substituir a antiga e escolher uma nova. Por isso, todas essas decisões podem deixar qualquer um extremamente confuso. O que indicamos é que se você está em dúvida procure por um arquiteto ou design de interiores, esses profissionais são treinados para oferecer as melhores opções.

Algumas ideias para design da porta de giro dos interiores

Já sabemos que a porta de giro é uma das partes mais importantes de uma casa, e pode permanecer aberta ou fechada dependendo da sua escolha no momento.

Por outro lado, a porta de giro é bem mais importante que apenas uma barreira física. A porta de giro também pode ser usada como elemento decorativo que pode deixar a sua casa mais bonita.

Existem várias boas ideias de design de porta de giro interior no Pinterest, algumas delas são dignas de um UAU! Assim, abre-se uma gama de novas ideias e estilos para a sua casa.

Deixe todas as suas portas mais coloridas

Utilize cores diferentes nas suas portas. Mas não se esqueça de tomar um certo cuidado e escolher sabiamente a cor, principalmente da sua porta de giro da entrada. Ela é a primeira coisa que seu visitante observa antes de entrar na casa, por isso, a porta de giro de entrada precisa passar a mensagem certa.

É recomendado por especialistas que a porta de giro de entrada deve parecer acolhedora e convidativa, é por esse motivo que a sua escolha de cor deve funcionar com as outras cores e tonalidades já presentes

Devemos salientar que a porta de entrada é um elemento único, você pode ter várias janelas, mas geralmente, só uma única porta para destacar.

Existe uma regra que podem te ajudar com as cores

A regra se chama 60-30-10 é considerada uma maneira intuitiva de criar um bom esquema de cores para o exterior da sua casa, mas também funciona para os interiores.

Quando projetar seu exterior, verifique se 60% está em uma cor dominante, 30% em uma cor secundária e 10% em uma cor de destaque.

A cor dominante fornece o tema geral, a cor secundária fornece interesse visual e a cor de destaque adiciona um toque de cor. Desde que ocupam menos espaço em relação ao tapume e telhado, você pode usar suas janelas e portas para a cor de destaque.

Entenda o princípio básico das cores

No momento que você entender os princípios básicos da teoria das cores isso te ajudará a tomar  decisões melhores em relação ao design externo de sua casa. Você pode começar escolhendo entre um esquema de cores complementar e um esquema de cores análogo. As cores complementares estão uma na outra na roda de cores, enquanto as cores análogas estão próximas umas das outras. Um esquema de cores complementares tende a parecer formal por causa da clara separação de cores, enquanto um esquema de cores análogo parece mais informal e sutil em comparação.

Conclusão

De portas na Malásia até as portas em Istambul , existem muitas portas em todo o mundo. Se elas pudessem falar todas nos contaria as mais fabulosas e divertidas histórias sobre nós mesmos. Algumas portas de giro guardam histórias fascinantes passadas de uma geração para outra e algumas histórias têm origens misteriosas. 

Existem portas que apresentam um caráter maior na religiosidade, cultural ou de política das nossas sociedades.

Nossa vida está sempre mudando e novas histórias estão, nesse exato momento, sendo escritas. Temos que esperar para ver quais são as portas em todo o mundo que entraram para o hall da fama por algum dos motivos citados.

Se você também quer a sua porta de giro participe da história da sua casa e da sua família, vem conversar com a gente. Nós, da Frames Janelas Acústicas, vamos adorar tomar um café com você.

O que você está esperando? Vem!

Postado em 09/08/19

Chat pelo WhatsApp
Enviar