Portas acústicas

Como as portas acústicas podem ajudar no controle do barulho?

Cada vez mais as pessoas têm procurado por solucionar o problema dos barulhos vindos das áreas exteriores de suas casas para que consigam ficar livres de perturbações. As portas acústicas são uma das alternativas mais escolhidas na tentativa de se levar o devido sossego para dentro de casa.

As portas acústicas costumam ser usadas em estúdios de gravação, salas de música, escolas, salas de reunião executivas e apartamentos.

Mas como escolher a melhor opção de portas acústicas para a sua casa? Nesse texto nós te damos algumas dicas.

Ao ouvir um especialista, quem pode falar de acústica?

Existe uma grande gama de profissionais das mais diversas áreas de estudo como

engenheiros, físicos, cientistas da fala e da audição, arquitetos, biólogos, psicólogos, linguistas, matemáticos, oceanógrafos, cientistas da computação e músicos. Eles, cada um no seu campo de conhecimento, apresentam os domínios  necessários para tratar de questões que envolvem o tema de acústica.

Existem muitos campos diferentes de acústica para o estudo e prática, aqui vamos falar das aplicações das leis da física para a proteção acústica das nossas casas com janelas e portas acústicas.

O que é acústica? Como as portas acústicas funcionam?

A acústica é uma ciência do som, com ela entendemos a variedade de sons presentes e como isso afeta as nossas vidas.

Por exemplo, usamos o som para falar e estabelecer comunicação com o mundo. O som é também importante para o uso de instrumentos musicais, salas de concerto, som estéreo e aparelhos auditivos.

O som também pode ser empregado cientificamente para diferentes aplicações, como encontrar petróleo e gás, para estudar terremotos e mudanças climáticas, e para garantir que o bebê no útero de uma mãe esteja saudável.

Existem sons que os humanos podem ouvir, mas também há sons que apenas alguns animais são capazes de escutar, como um apito de cachorro. As portas acústicas funcionam como bloqueadoras do som emitido por uma fonte produtora de origem externa.

As portas acústicas são necessárias para o conforto acústico e complementam todas as obras de isolamento acústico.

Como funciona o ouvido humano na percepção de sons?

Ouvir algo significa que os sons que ouvimos são recebidos como ondas físicas e transformados em impulsos elétricos enviados para o nosso cérebro. O processo completo da fisiologia da audição é o seguinte:

  1. O pavilhão auditivo, órgão que coleta os sons, e que também ajuda a identificar a origem da fonte sonora, é onde as ondas sonoras chegam e são repassadas para o canal auditivo.
  2. Quando percorrem pelo canal auditivo, elas colidem com o tímpano, o que gera sua vibração com a mesma amplitude e frequência da energia do som.
  3.  A vibração do tímpano é transmitida para o cabo do martelo, nesse momento acontece a movimentação de toda a cadeia ossicular.
  4.  A vibração do martelo é transmitida para a bigorna e para o estribo, usando  de um sistema de alavancas que aumentam a força do movimento em três vezes, e acabam por diminuir em 3 vezes a amplitude da vibração sonora.
  5.  A vibração da platina do estribo é enviada à janela oval, que está em contato direto com o líquido do ouvido interno.
  6. A vibração que está percorrendo todo o ouvido, nessa fase é transformada em ondas de pressão no líquido. E assim, acontece até chegar nas células ciliadas, fazendo com que os cílios oscilem saindo de sua posição de repouso.
  7. A oscilação dos cílios, que acontece na mesma freqüência do estímulo sonoro inicial, causa uma mudança na carga elétrica endocelular, provocando a descarga de um impulso elétrico para as fibras nervosas que é levado  do nervo acústico para o nosso cérebro.

Ufa! Tudo isso é necessário para que possamos escutar os sons ao nosso redor.

Conheça algumas das opções para diminuir os ruídos externos da sua casa

É importante reconhecer e determinar quando são os outros que criam ruídos injustos e como você vai reagir. Se os barulhos vindos da sua vizinhança são um problema genuíno para você, ou se você é a fonte geradora de ruídos que está afetando toda uma vizinhança. Existem algumas coisas que você pode fazer:

  • Se você mora de aluguel e tem a opção de se mudar com facilidade, escolha um bairro mais tranquilo;
  • Reduza o ruído conversando com quem está causando o problema a vizinhança, ou apresente uma reclamação mais formal;
  • Bloqueie o ruídos com barreiras. Existem janelas e portas acústicas, além do isolamento acústico que podem ajudar a ter um ambiente acusticamente isolado;
  • Minimize a sua própria contribuição para o ruído do bairro;
  • Realize atividades mais barulhentas durante o dia, deixe as noites mais sossegadas para todos;
  • Numa política de boa vizinhança, tente informar seus vizinhos sempre que precisar fazer algum barulho a mais, como uma festa em casa;
  • Proteja sua casa com janelas e portas acústicas, isso minimiza a transferência de ruídos para os vizinhos;
  • Se você estiver procurando por casas para comprar tente selecionar as que são bem projetadas, assim, fica limitada a transferência de ruídos.

Por que usar portas acústicas internas?

A porta à prova de som interna são fortemente isoladas acusticamente falando. Elas conseguem evitar que o som e vibrações passem pelas portas, o que gera a diminuição de barulhos e ruídos.

Existem muitos usos para portas acústicas mas, as portas acústicas internas geralmente barram o som de áreas mais sociais para as áreas íntimas da casa.

Além disso, as portas acústicas tem outros usos domésticos: elas podem ser usadas para escritórios domésticos para separar da melhor maneira possível o trabalho da vida pessoal e evitar distrações de outros cômodos, como televisão ou atividades familiares.

Se você tiver sono leve, as portas acústicas isolam e bloqueiam o ruído incômodo e o ajudará a ter um sono ininterrupto. Além disso, uma porta interna à prova de som é adequada para as salas de aula de modo que os alunos possam usar de ambientes silenciosos e assim possam de maneira produtiva e eficiente realizar seus estudos e fazer seus trabalhos.

 Onde é necessário o uso de portas acústicas?

  • Espaços audiovisuais (estúdios de TV e produção de rádio, edição, gravação);
  • Espaço de entretenimento com equipamento de música (clubes, bares, discotecas, buffets, pistas de boliche);
  • Gabinetes com música ao vivo (estúdios de gravação, salas de concertos, salas de música, conservatórios, teatros, auditórios);
  • Salas de máquinas (elevadores, estações de tratamento de água, casas de bombas);
  • Salas que exigem confidencialidades (bancos, negociações, consultórios médicos);
  • Linhas de transformação de energia; entre tantos outros que podemos citar.

Como testar uma porta acústica?

Se você quiser saber como fazer a prova sonora de uma porta, há algumas considerações que são importantes. Uma porta como uma janela pode ser um portal para ruído ou som indesejado entrar nos diversos cômodos da sua casa.

Por isso, as portas acústicas precisam oferecer uma dupla função.

Primeiro, elas devem fornecer uma barreira entre o interior da sala e os níveis de ruído externos.

As portas acústicas também devem manter a energia sonora gerada de dentro de um ambiente controlado, sem deixar escapar para outros cômodos.

Se você precisa de portas acústicas, você também precisa saber que:

  • As nossas portas acústicas são de fabricação própria;
  • Usamos cortes de alta precisão, mas a experiência dos nossos profissionais na instalação das portas acústicas é fundamental;
  • As únicas limitações físicas das portas acústicas são possíveis problemas com as paredes onde deveriam ser instaladas;
  • Nossas portas acústicas são metálicas e podemos entregá-las com ou sem pintura;
  • Os certificados acústicos das portas são feitos exigindo o máximo desempenho no controle sonoro;
  • Nossas portas acústicas incluem moldura, um elemento essencial de qualquer tratamento acústico;
  • As portas acústicas são primordiais para o tratamento acústico de edifícios;
  • Grande parte do sucesso de portas acústicas está associado à sua correta instalação e manutenção adequada;
  • O transporte de portas acústicas deve ser seguro, tendo em vista a sua quantidade de elementos, seus peso e robustez.

Por que é importante selar todas as saídas de ar?

Primeiro, por onde passa o ar, o som também passa, por isso selar todas as lacunas se faz necessário no processo de instalação de portas acústicas. Devemos interromper a passagem de ar em todas as bordas. A porta acústica deve estar bem selada ao seu batente e de forma correta.

Uma atenção especial deve ser destinada à parte inferior da porta acústica. Nessa área ocorrem muitos desgastes, e é comum a utilização de tiras de vedação do tipo escova que se retrai quando a porta for aberta ou fechada, mas que depois volta para o lugar para fornecer uma boa vedação.

Já sabemos que uma porta ou janela podem ser o elo mais fraco de nossas casas. Por isso, devemos escolher por materiais que são capazes de reduzir as vibrações. Também devemos ter certeza de que a porta acústica foi selada corretamente e de que isso não vai interferir todas as vezes em que ela for aberta ou fechada.

Conheça algumas das principais fontes de ruído ao ar livre

Podemos considerar como fontes de ruído ao ar livre alguns barulhos que não temos o poder de controlar. Essa contenção só pode ser feita pensando no isolamento acústico da sua casa como um todo. Entre elas estão ventos fortes, barulho de animais, chuva, entre outros.

Também é necessário destacar outras fontes de ruído ao ar livre como:

  • Sítios com áreas barulhentas, como piscinas e áreas de lazer ao ar livre;
  • Unidades de ar condicionado;
  • Bombas de piscinas.

Na fachada e ao redor da sua casa, evite usar de superfícies duras, como pavimentação de concreto, que é um exemplo de superfície que reflete o som ao invés vez de absorvê-lo. As superfícies mais suaves são mais desejáveis, particularmente em lugares que apresentam uma maior quantidade de barulhos externos, pois elas absorvem o som. As superfícies permeáveis ​​também ajudam no escoamento de águas pluviais e são mais ecologicamente corretas.

É importante praticar a boa vizinhança e se certificar de que os ruídos, como bombas de piscina, não serão incômodos para os seus vizinhos. Se as bombas não puderem ser colocadas longe o suficiente, construa um gabinete de redução de ruído, mas certifique-se de que ele não prejudique a eficiência do equipamento, bloqueando o fluxo de ar.

Sobre os ruídos  das máquinas de ar condicionado

A maioria dos aparelhos de ar condicionado, atualmente, possuem um rótulo que especifica a quantidade de ruído que ele produz junto com a quantidade de energia elétrica que é consumida por hora.

Os aparelhos de ar condicionado antigos e mais barulhentos podem ser um desconforto para você e seus vizinhos, principalmente se você mora em apartamento ou quando no caso em que as casas são muitos próximas umas das outras.

Novas regras acústicas para a área de construção civil

Ainda desconhecida por muitos, a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), circula desde o começo do mês de julho do ano de 2013. Ela estabelece que é necessário estabelecer um padrão mínimo de conforto nas construções residenciais. Um dos tópicos da norma fala sobre como deve ser o isolamento aćustico.

A  NBR 15575 determina, por exemplo, que exista um isolamento de 50 a 54 decibéis. A norma é impositiva e por isso todas as construções iniciadas após julho de 2013 devem cumpri-la.

Para concluir

O que todos nós mais queremos, nos tempo atuais, é ter comodidade, praticidade e sossego no nosso dia a dia. As portas acústicas conseguem proporcionar o conforto necessário para os ambientes domésticos.

Se você quiser saber mais sobre portas acústicas vem conversar com a gente! A Frames Janelas Acústicas, está sempre em busca da excelência em design, com características exclusivas de aplicação acústica. Nosso time de especialistas está esperando pela sua visita.

Postado em 09/08/19

Chat pelo WhatsApp
Enviar