Saiba como minimizar barulho e ruídos no seu imóvel

Os ruídos são muito incômodos em um lar. Acordar com o ruído da construção do vizinho ou com os sons dos carros não é nada agradável. Da mesma forma, é incômodo querer poder assistir a um filme e ter que aumentar o volume por causa da poluição sonora do espaço externo.

Felizmente, há meios de minimizar barulho e garantir muito mais conforto. Com as soluções adequadas, você terá todo o sossego e a privacidade que são necessários para aproveitar o lar ao máximo.

Na sequência, veja quais são os principais meios para minimizar barulho e ruídos em seu imóvel!

Escolha os elementos construtivos certos

Se a casa está passando por uma reforma ou se ainda está sendo construída, é possível apostar em alguns itens para obter o melhor resultado. Paredes mais grossas, por exemplo, evitam a propagação do som. Então, se for viável, vale a pena recorrer a essa opção.

O drywall é outra alternativa. Preenchido com um material adequado, ajuda a prevenir que o som se espalhe. O mesmo vale para certos revestimentos, como um papel de parede com textura e que absorve melhor as ondas sonoras. Ao considerar tudo isso, minimizar barulho deixa de ser um problema.

Aposte nas portas e janelas adequadas

Outra possibilidade consiste em trocar as portas e janelas. Como esses elementos têm conexão com outros cômodos e com o exterior, são fontes propagadoras de ruídos. Então, para minimizar os impactos o ideal é escolher opções reforçadas e com características especiais.

O recomendado é que o vidro seja mais grosso e resistente, pois isso significa melhor absorção das ondas sonoras. Também é essencial que elas ofereçam máxima vedação. Ao criar esse “isolamento”, é possível obter total conforto sonoro.

Invista em cortinas pesadas

Pode não parecer, mas a cortina é indispensável para minimizar barulhos e ruídos. Por estar em contato com as janelas, é um elemento necessário para evitar que os sons de fora se propaguem na parte de dentro.

Com a intenção de criar uma “barreira” extra contra os ruídos, o melhor é apostar em cortinas pesadas. Prefira aquelas de tecidos mais grossos ou que permitem a construção em várias camadas. Além de serem ótimas para bloquear a luz e até o calor, ajudam a evitar que o espaço fique barulhento.

Acerte na decoração para minimizar barulho

Não são apenas as cortinas que oferecem um resultado adequado. O restante da decoração também tem impacto na absorção dos sons e para evitar que eles se propaguem.

Então, o ideal é escolher algumas opções, como móveis de madeira maciça ou piso com esse mesmo revestimento. Também vale a pena apostar em tapetes felpudos e estofados de algodão, pois eles absorvem melhor os sons. Até um jardim vertical ajuda no processo e deixa o seu ambiente silencioso.

Ao colocar essas atitudes em prática, é possível minimizar barulhos e garantir muito conforto. Assim, a sua casa será mais tranquila e agradável graças a mudanças simples.

Gostou de ficar por dentro? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a terem lares tranquilos!

Postado em 02/08/19

Chat pelo WhatsApp
Enviar