É muito comum que pessoas que apreciam a música, ou até mesmo músicos profissionais, optem por montar um estúdio dentro de casa, em alguns dos cômodos. Porém, é um erro pensar que apenas forrar as paredes com cortiças ou caixas de ovos será o suficiente. O principal elemento no momento de evitar que o som de um estúdio vaze, é a porta acústica para estúdio.

Por mais que você possua uma parede completamente forrada, mas uma porta comum, dificilmente o som será abafado, mesmo quando a porta se encontra fechada.

Isso ocorre porque a porta acústica para estúdio são produzidas com madeira maciça e os componentes dela são feitos utilizando uma alta tecnologia para vedação.

A porta é composta por duas folhas de madeira e no meio delas existe uma camada de lã de rocha e manta de chumbo.

O conjunto desses elementos dá o resultado que uma porta acústica deve ter com peso e atenuação ao ruído.

Alguns componentes da estrutura de uma porta acústica para estúdio são:

• Batente;

• Contra batente;

• Fechadura;

• Trava retrátil

• Maçaneta;

• Dobradiças;

• Parafusos de aço.

Além disso, a porta também conta com borrachas e trava retrátil para finalizar a vedação no entorno da porta.

É possível realizar a instalação da porta acústica sem precisar utilizar a trava retrátil, porém, dependendo da situação, isso causa alguns problemas para quem utiliza a sala.

Isso ocorre porque quando a trava não é utilizada, a continuidade do próprio batente é utilizada e um pequeno desnível – de até 2,5cm – pode acabar sendo feito.

Mas, se tratando de um estúdio, esse desnível pode não ser prejudicial, já que a passagem e o fluxo não são intensos.

É importante lembrar que por conta da composição e da vedação da porta, se você necessita de um estúdio completamente isolado de sons, deve saber que a sala será abafada, pois não haverá corrente de ar entrando ou saindo.

Para evitar que a sala fique muito quente, uma opção é instalar um pequeno ar condicionado silencioso no local.

As portas acústicas para estúdio são utilizadas apenas para isolar sons e ruídos?

Não, as portas acústicas podem oferecer muitos outros benefícios, além de apenas isolar a passagem de sons e ruídos. Alguns deles são:

• Barragem de temperaturas altas ou baixas demais;

• Barragem de vento;

• Impede a filtração de água nas paredes.

Além do fato da porta acústica barra o som e todos os outros fatores citados, ela também é responsável por criar uma acústica neutra, um fator muito importante em um estúdio.

A porta acústica para estúdio também barra os sons e vozes externos que possam interferir no momento de gravação ou de apenas utilizar a porta.

Geralmente, as portas acústicas para estúdios são feitas sob medida e podem ser de várias cores, tudo para manter o padrão do local e sem precisar quebrar a alvenaria do cômodo.

SHOWROOM

Av. dos Imarés, 854
Moema São Paulo – SP
11 5041-2053 / 11 3644.8001

Chat pelo WhatsApp
Enviar