Morar em cidades de grande movimento pode ser o sonho de algumas pessoas, mas para outras, isso acaba virando um terrível pesadelo.

As ruas movimentadas de carros e pessoas podem acabar trazendo sons desagradáveis para a casa de quem mora por perto, incomodando os moradores.

Ultimamente o isolamento acústico tem sido a grande saída para algumas pessoas que desejam silêncio em suas casas.

Mas por que ter isolamento acústico em casa? Porque quando se mora em ruas e avenidas movimentadas inclusive à noite, podem trazer desconforto para as pessoas, atrapalhando suas noites de sono.

O que pode vir a ser muito ruim quando ocorrido diariamente. Pessoas com crianças pequenas também deveriam investir em isolamento acústico, pois o sono dos bebês é leve, o que qualquer barulho externo possa vir a atrapalhar.

Como ter isolamento acústico em casa?

O ideal é que durante a construção da casa ou apartamento o isolamento acústico seja planejado junto da construção. Trazendo resultados melhores para quem irá viver no ambiente.

Mas se você comprou um imóvel pronto e deseja possuir um isolamento acústico, também é possível, basta seguir algumas dicas, para ter eficiência no seu projeto.

Inicialmente deve-se ser contratado um especialista de acústica, que irá avaliar o imóvel e encontrar o caminho que o ruído faz.

Após isso, dependendo do caso, os materiais para o isolamento acústico devem ser definidos.

Quais materiais de isolamento acústico posso usar?

Alguns deles são: drywall, que é um tipo de vedação resistente à umidade, chamado de isolamento termo acústico. Pois muitas vezes o som de líquidos e redes elétricas em superfícies planas causa ruídos dentro da casa. E outro material que possa vir a ser usado são as janelas antiruído, que são vidros de espessura de 10 milímetros, sendo que os vidros normais possuem quatro milímetros.

O Drywall apenas é indicado quando o ruído vem de instalações da casa, como canos de água e redes elétricas, então dependendo do barulho, ele pode não ser eficaz.

Já as janelas antiruídos são eficazes para barulhos de carros e ruas, por exemplo, mas ela deve estar sempre fechada.

Barulhos causados por impactos, como em apartamentos, infelizmente não podem ser ofuscados. Apenas pode ser resolvido se forem feitas mudanças nos locais de origem do barulho.

Existem quatro tipos de materiais para isolamento de ruídos, como os de carros nas ruas.

O primeiro é a lã de rocha, ela proporciona isolamento acústico e térmico (evitando passagem do calor) e é incombustível, o que impede de atiçar chamas na casa.

Outro tipo de material é a lã de vidro, um pouco mais resistente que a lã de rocha, é extremamente duradoura e também possui isolamento acústico e térmico.

A fibra de coco ainda é a menos usada no mercado, pois sua aplicação demanda de uma mão de obra qualificada para isso. A fibra é originada do próprio coco e tratada para se tornar mais resistente.

Por último o mercado oferece a lã de pet, que nada mais é que uma manta de isolamento acústico vinda de reciclagem de garrafas pet.

O isolamento acústico é importante para manter os ambientes em harmonia com as pessoas de sua volta, mas antes de colocá-lo, sempre consulte um profissional, pois ele indicará o material correto para cada caso.

SHOWROOM

Av. dos Imarés, 854
Moema São Paulo – SP
11 5041-2053 / 11 3644.8001

Chat pelo WhatsApp
Enviar